- pesquisa de fotos e vídeos

Pesquisar fotos:
A pesquisa de fotos segue as mesmas regras da procura de resultados de páginas na web.
Devido à especificidade do conteúdo, alguns motores de pesquisa apresentam ferramentas que podem ser úteis.
Por exemplo, o Google e o Bing permitem pesquisar em função do tamanho, das cores, do formato e do objecto – pessoas ou outros elementos. A “pesquisa avançada de imagens” do Google ajuda a escolher os melhores “filtros” para os resultados desejados.
Uma outra novidade introduzida pelo Google é a pesquisa por imagem. Aqui pode ver como se faz. O TinEye tem uma função relativamente semelhante, podendo avaliar se a sua foto está a ser replicada em outros sites
O Bing também oferece um conjunto de variáveis que facilita a pesquisa de imagens.
O Picsearch é outra alternativa, é uma motor de pesquisa especializado em imagens que tem a particularidade de ter criado um directório de imagens.

Caso não se consiga o resultado esperado, a alternativa é fazer a pesquisa em plataformas que alojam e disponibilizam fotos. O Flickr e em Portugal o Sapo Fotos e Olhares.
Aqui encontra um painel variado de motores de pesquisa de imagens.
A utilização de imagens deve ser cuidadosa. Muitas fotos têm direitos de autor e existe impedimento em serem utilizadas sem a devida autorização.
Uma das formas que ajuda a ultrapassar este problema é fazer pesquisa através da Creative Commons. O conteúdo está classificado de modo a informar sobre a sua utilização. A pesquisa permite utilizar esses filtros. 
O Creative Commons é uma organização, sem fins lucrativos, que assenta no voluntariado e no conceito de partilha de conteúdos.
Pode ser útil para procurar conteúdos com licenças de utilização que se adaptem às suas necessidades.
Pode também utilizar as licenças da CC para catalogar os seus conteúdos.
Uma outra recomendação. Nem sempre o resultado da pesquisa de imagens está correcto. Por vezes, por exemplo quando se pesquisa uma pessoa, o nome está na mesma página mas a foto não corresponde a essa pessoa.
Convém, por isso, confirmar em sites oficiais ou através de imagens que não podem ser utilizadas mas que identificam claramente a pessoa cuja foto desejamos obter.

Pesquisa de vídeos:
A pesquisa de vídeos no Google e Yahoo pode ser refinada. Ambos os motores de busca permitem filtros em função do tempo do vídeo, da data em que foram colocados on-line e também do formato do ficheiro. A pesquisa avançada de vídeos do Yahoo simplifica este processo.
Estes motores de pesquisa conseguem obter informação a partir das plataformas de partilha de vídeos.
Em muitos casos, face à diversidade de opções, o mais indicado é a pesquisa ser feita directamente no  YouTube, Vimeo ...
Outra possibilidade é recorrer a um motor de pesquisa especializado em vídeos, é caso do Blinkx
Em Portugal a maior plataforma de alojamento e distribuição de vídeos é o Sapo Vídeos. A pesquisa permite dar resultados de outras entidades como a SIC e o Youtube.
Algumas ferramentas permitem o download desses vídeos. No entanto os ficheiros estão em formato flash, flv,  e nem sempre é fácil a edição. Para ajudar a resolver este problema há programas que convertem o ficheiro em outros formatos. Um desses programas é o youconvertit , mas existe um numero significativo de outros programas que fazem o mesmo tipo de conversão. 
Mais uma vez, tal como sucede nas fotos, tenha em conta os direitos de autor.