Pesquisa de Informação

A Internet é um meio fantástico para recolha de informação.
Parte significativa dos conteúdos publicados permanecem online e inseridos numa rede. Através de um artigo conseguimos descobrir muitos outros.

Por outro lado, a Internet é um arquivo vivo. Está sempre a ser actualizado.
Com o número crescente de produtores de conteúdos, aumenta exponencialmente a quantidade de informação disponível. Na verdade, já agora, uma das dificuldades é encontrar o que se quer no meio dessa vastidão de conteúdos. Imagine o que será dentro de alguns anos.
Para poupar tempo e esforço é adequado saber utilizar as ferramentas de Pesquisa.
O primeiro passo é fazer a pergunta: o que procuro: pessoas, a narração de um acontecimento, documentos...?
Em função da resposta, a procura de informação pode ser dirigida. Por exemplo, se o objectivo é encontrar uma pessoa, pode-se procurar o seu contacto telefónico no 1820  , e/ou o e-mail (através da página on-line da instituição onde essa pessoa trabalha ou colabora) ou simplesmente confirmar se ainda desenvolve alguma actividade na organização onde estava referenciado.
Se o objectivo é procurar documentos, o caminho mais fácil é pesquisar na página da entidade que produziu o ficheiro, procurar através de notícias sobre o tema ou em directórios, bases de dados do governo, associações, livrarias ou bibliotecas virtuais....

 Há vários motores de pesquisa e a metodologia não é muito diferente de caso para caso. No entanto, nem todos apresentam os mesmo resultados.

Quando não se atinge o objectivo pretendido, uma das sugestões é recorrer a outro motor de pesquisa.
Outra possibilidade é consultar a “ajuda” ou “ver mais” onde são feitas recomendações sobre a melhor forma de tirar partido da ferramenta de pesquisa que está a ser usada.

Há também várias técnicas que ajudam a procurar o que se pretende.
Em primeiro lugar, deve-se escolher a palavra-chave que mais se adequa à pesquisa que vai ser efectuada.
Exemplo: quero procurar resultados sobre Eusébio, o antigo jogador do Benfica.
A palavra chave é Eusébio. A “query” é eusebio. Em quase todos os motores de Pesquisa é indicado evitar a utilização de  acentos. Pesquiso apenas na área de notícias, no entanto, surgem muitos resultados que nada têm a ver com o que procuro. A melhor forma é fazer uma pesquisa boleana.